Palavras de Edificação



                                     
Cuidado com as mudanças de valores

Estamos vivendo hoje um mundo totalmente conturbado em relação aos valores éticos, vivemos uma religiosidade transformada pela insensatez dos homens, até que ponto chegará tudo isso?
A falta de temor nos corações é visível aos nossos olhos, pois vivenciamos a cada dia uma mudança radical e entranhável dentro da fé que professamos.
Estamos vivendo uma religião de amuletos, parece que a benção ou a fé só é movida se tivermos algo palpável em nossas mãos, homens fraudulentos e impiedosos que induzem pessoas a acreditar que só receberá a benção se comprarem a água ungida, o sal grosso consagrado, a fita orada na terra santa, a rosa consagrada que se leva para a casa, ou só recebe a benção se tomar banho com o sabonete ungido.
Estamos vivendo tempos de uma fé barganhada, vendida (e muito cara por sinal), uma fé que só é movida se você pagar pelo amuleto ou toca-los.
Que Cristianismo mais banalizado é este, que mudanças radicais de valores esta nessa nossa geração.
Você só é abençoado se comprar a sua benção, as indulgências caríssimas que são cobradas nos púlpitos de muitas igrejas, trocou o sacrifício de Cristo na cruz do calvário, que foi um ato a pagar pela nossa salvação, para venderem a salvação hoje por valores e objetos de bagatelas, e acham que estão abençoando o povo.
Quantas pessoas estão vivendo por crises hoje, por que caíram nas mãos destes homens cruéis, até acreditando realmente que mudariam de vida, mais infelizmente foram enganados, roubados, ludibriados, pensando ser este caminho.
A estes vendedores de bênçãos, transformadores de valores, só lhes restam o juízo final...

                                                             VIVENDO AO EXTREMO


Vivemos hoje em um mundo conturbado, onde as mazelas da vida imperam no cotidiano de nossa existência. Vivemos ao extremo de nossas limitações, pois as agitações que nos rodeiam são tão sufocante, que deixamos de viver o melhor da vida. Contemplamos em escala crescente, tragédias, guerras, violências, homicídios e tantas outras coisas que marcam nossa mente e nos deixam assustados. Pessoas perdendo o afeto natural, não se importam mais consigo mesmo, se sentem frustradas, deprimidas, mal amadas e chegam ao extremo de seus limites e se acham no direito de barrarem o ciclo de sua própria vida. Não somente isto, o extremo também atinge famílias, pois vemos pessoas que vivem isoladas dentro do seu convívio familiar, filhos que não conversam com seus pais, ou pais que não conversam com seus filhos, casais que não se suportam mais, vivem ao extremo da hipocrisia, vivem sorrindo por fora, mas dentro de si existe um vulcão de ódio, rancor e tantas quinquilharias ou bagatelas, que poderiam ser resolvidas, mas preferem sempre viver o extremo da atual conjuntura. Observamos que a situação do mundo atual, ou o presente século esta tão deturpada, que um simples gesto ou olhar de uma pessoa a outra já gera motivo de discussão, brigas e grandes tragédias. O extremo no mundo é tão avassalador, que sentimos que estamos em um barril de pólvoras a ponto de explodir a qualquer momento. Vamos procurar viver o melhor da vida, pois mesmo existindo o extremo dela, ainda há muitas coisas que pode nos fazer felizes.


PENSE NISSO!!!




ONDE ESTA JESUS?


Quando o orvalho pela madrugada estava sobre as pétalas das flores... Jesus estava contigo.
 Logo chega a manhã iluminada pelo astro rei, e regida pelo cantar dos pássaros... Jesus esta contigo.
E quando você abriu seus olhos, depois de uma madrugada fria e sombria, mas aquecido pelo quentinho do cobertor... Jesus esta contigo.
 Vem a dura agitação das manhãs, ou as pressas do dia, na qual você mal consegue pensar... Jesus esta contigo.
Logo vem o começar da tarde com seu céu avermelhado, pássaros cruzando os ares, nuvens enfeitando o céu anil... Jesus esta contigo.
Em horas a noite se chegará com o seu grande véu negro, os pássaros, tais como os colibris, sabiás e muitos outros, irão procurar abrigo e descanso nas copas das árvores, outros animais se aninharão também para seu descanso, e as pessoas deixarão o seu dia agitado, se preparando para mais uma noite e madrugada fria e com orvalho... Jesus esta contigo.
Quando pela madrugada silenciosa, novamente o orvalho estiver caindo sobre as pétalas das flores, saiba que... Jesus estará contigo.
Enfim Jesus nunca te deixa só, pois como diz em sua Palavra: “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” Mateus 28:20.



Intimidade com Deus


“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele fará conhecer a sua aliança.” (Salmos 25.14.)

Quando há intimidade há transformação de dentro para fora

A intimidade é o elemento espiritual fundamental que todo o cristão deve buscar, pois se trata de um relacionamento profundo com Deus. Porém, infelizmente, o Corpo de Cristo não tem dado o devido valor.

É interessante observar a definição da palavra “intimidade”, segundo o Dicionário Aurélio: “Vida íntima; vida particular”; “Que está muito dentro; Que atua no interior; Muito cordial afetuoso; estreitamente ligado por afeição e confiança”. Ressalta-se aqui a definição que diz que o íntimo “atua no interior”.

Ser íntimo de alguém requer tempo e esforço para conhecer e ser conhecido por esse alguém como você realmente é.

Intimidade é conhecer o outro profundamente. É conhecer os anseios, os desejos e os segredos do coração do outro, assim é a intimidade com Deus: é conhecê-lo profundamente, atendendo aos desejos do Seu coração.

Quando há intimidade há transformação de dentro para fora, porque você está em Deus e Ele está em você. Assim como no casamento, se o relacionamento não for trabalhado, cultivado, o amor esfria, empobrece você não conhece mais o outro e, assim, passa a se sentir sem identidade: “O que eu fiz?”; “Por que o Senhor não está feliz comigo?”.

Intimidade com Deus é um tesouro escondido e a ser explorado. Embora sabemos que a salvação é de graça, a intimidade tem um preço que nem todos estão dispostos a pagar. É o preço da disposição de tempo, de negar as coisas do mundo, de por um momento parar tudo para sentir e ouvir o que Deus tem a dizer.

Intimidade não é orar mecanicamente. É gastar tempo de diálogo com Deus como está escrito nos Salmos 139; é tempo de qualidade. Intimidade é para os que temem ao Senhor (Salmos 25.14), pois o temor é o primeiro passo para ter acesso à intimidade do Senhor, aos segredos do Seu coração.

Os que temem ao Senhor são atraídos por conhecê-lo, deixando-o agir em suas vidas não de forma limitada, mas em todas as áreas. Na intimidade Deus é participante e livre para agir em qualquer área ou circunstância da vida de alguém. Na intimidade Deus faz o que Ele quer e quando quer, no tempo determinado por Ele.

A intimidade tem alguns elementos importantes que descrevem sua definição:

Intimidade é sacrifício – de tempo, seja apropriado ou não, vivendo como imitadores de Cristo (Ef 5.1-2).

Intimidade é privilégio de poucos – Para os que o temem (Sl 25.14.), para os dispostos (Jr 33.3) e para os sinceros, retos (Pv 3.32).
Intimidade é desafio – quem está disposto? Novamente para os que o temem (Sl 25.14); para os que o buscam e o buscam de coração (Is 55.6 e Jr 29.13-14) e desafio para aquele que é limpo de mãos e puro de coração (Sl 24.3-5).
Intimidade é oferta – é o desejo de estar com Deus ofertando todo o seu ser em busca da presença Dele (Sl 27.8). Buscar a presença do Senhor é uma escolha, um ato de oferta.
Intimidade é amor e anelo pela presença com Deus – Sl 27.4; Sl 63. É amando-o sobre todas as coisas, honrando-o não apenas em oração, mas, principalmente, em atitudes. Honrando-o com o próprio corpo como templo do Espírito Santo (1Co 6.19). Nosso corpo como templo, tem que estar purificado para habitar o Deus Aba-Pai. O templo precisa estar reparado para que flua essa intimidade com Deus.
Portanto, meditemos e arrependamo-nos. Não fiquemos acomodados e busquemos a presença de Deus enquanto é tempo.
Reflita:

Você tem tido intimidade com Deus? Até que ponto?

Você realmente conhece a Deus?

Até que ponto você tem deixado Deus ser seu amigo íntimo atuante nas áreas da sua vida?

O que você precisa reparar nesta noite para ter essa intimidade com o Pai?

Ore, arrependa-se e repare seu altar, sua vida diante de Deus para que sua intimidade, sua presença flua entre nós.


Você não pode Desistir


Os tempos escancaram diante de nós a realidade ao nosso redor, em toda a terra vemos tempos de crise, tempos de guerra, tempos de rumores de guerra, nunca pare de lutar e não Desista.

Mesmo frente ao cansaço mais profundo, face aos desgastes totalmente possíveis de acontecer, no calor das lutas nunca Desista, pois sentirá o sabor das vitórias. Pois mesmo enfrentando as perdas e elaborando as dores, inerentes ao fato de estarmos vivos, temos que continuar tentando , lutando e nunca desistir, pois temos que acreditar que a vitória é certa.

Nunca Desista! A âncora da alma de um valente é a Palavra Viva e seu caráter e sua essência de nobre sonhador se recusa desistir, e sua linguagem manifesta exatamente isso, em quem ele crê quem ele é e a que veio nessa vida, respaldando suas conquistas, suas vitórias e sua essência de vencedor.

Tudo em sua vida é motivo pra continuar lutando, até uma derrota, uma perda ou uma crise, não anulam quem você é, um verdadeiro campeão. Saiba que até uma derrota, uma perda ou uma crise, não anulam as promessas da Palavra do Deus Vivo para nós nunca pare de lutar, você chegou até aqui, nunca deixe de sonhar, de conquistar, enfim não deixe que os problemas dessa vida façam você desistir. Não se renda as circunstâncias dessa vida, mas lute, vença e acredite, porque você não pode desistir.

 

Caverna não é lugar de profeta


E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias? 1 Reis 19:9

Quando lemos esta passagem bíblica ,me impressiona que o profeta depois de uma vida de tantos milagres, sendo o personagem heróico , através de quem Deus manifestou o seu poder, está agora ali no fundo de uma caverna, deprimido, muito triste, até mesmo chegando a desejar a própria morte.

Não era um novato, alguém que Deus tinha acabado de chamar, mas um profeta experiente, mas mesmo assim ele se esconde no fundo de uma caverna. Creio que sempre a alguém que enfrente algo semelhante, pessoas que passam pela experiência de experimentar um profundo desânimo, apatia, faltam o desejo de viver,já se sentiu sem valor, sensação de não ser amado, de que ninguém se interessa por você ou não entende a dimensão de seu sofrimento, diminuição do interesse nos problemas dos outros.

Se você está experimentando estes sentimentos você realmente está dentro de uma caverna. Será que é possível evitar completamente que este sentimento chegue ao nosso coração?

Creio que não. Mas, não precisamos ficar como que prisioneiros dentro de uma caverna, ninguém está condenado a ficar lá dentro. O que você pode fazer se estiver dentro da caverna ou entrando, é viver experiências no momento em que estiver refugiado nela, orar, acreditar no impossível e ter fé. Deus nos usa em nossas fraquezas, com nossas oscilações, mesmo depois de grandes vitórias estamos sujeitos a experimentar tremendas e inexplicáveis cavernas.

Não precisamos ficar dentro da caverna, mas sim acreditar que poderemos sair dela e estarmos nos mais altos montes, e contemplar grandes vitórias.

Não abra mão de conhecer mais profundamente a Deus, o Deus que se revela não apenas em atos espetaculares, mas fala silenciosa e suavemente ao coração.

Peça a Deus que o ajude a ter uma percepção certa da realidade,saia da caverna e volte a cumprir a sua missão, contando com o apoio dos amigos que Deus está colocando perto de você.

O que você está fazendo dentro da caverna?


 

Qual o valor dos Sonhos?


Sem sonhos, a vida é uma manhã sem orvalhos, um céu sem estrelas, um oceano sem ondas, uma vida sem aventuras e uma existência sem sentido. Os sonhos não só determinam o lugar em que você vai estar, mas produzem a força necessária para tirá-lo do lugar em que esta. Há mais mistérios entre desejos e sonhos, do que imagina nossa vã psicologia, pois desejos são intenções superficiais e sonhos são projetos de vida. Desejos não resistem ao calor das perdas, mas os sonhos criam raízes nas dificuldades. Muitas pessoas têm desejos de mudanças, mas só os que sonham transformam suas realidades. PORISSO NUNCA DEIXE DE SONHAR!




O VALOR DA PERCA


Você percebeu que só valorizamos mais a vida quando perdemos algo que a gente ama? Pois preste atenção! Quando perdemos um ente querido, muitas vezes ficamos a meditar, eu poderia ter dito a ele muitas outras vezes que era especial, como era importante para mim. Mas ao contrario disso,muitas vezes nos retraímos,deixando o tempo passar e só depois de uma fatalidade é que vamos dar valor ao que perdemos,quando na verdade temos todo tempo para dizer aos pais,aos amigos, aos nossos companheiros, aos nossos filhos o quanto o amamos e o quanto eles são importantes em nossa vida. Mas as maiorias das vezes tiraram tempo para coisas tão banais e para aquela pessoa importante em nossa vida, nós simplesmente deixamos prá depois, pois é ai que mora o perigo, talvez não tenhamos mais a oportunidade de dizer a essa pessoa. "Eu te amo" “você é muito especial para mim” ou outras palavras que poderiam ajudar ao nosso próximo. Antes que seja tarde, faça a tarefa do dia, assim que acordar de manhã, olhe para pessoa que está ao seu lado, abra um sorriso e diga a ela tudo aquilo que você gostaria de ouvir. MEDITE NISSO!
Que DEUS te abençoe!




Crise de Identidade


Por volta dos três e quatro anos de idade a criança desperta para a curiosidade de entender como as coisas acontecem.

Isso ocorre devido à construção da própria identidade, que acontece na infância, quando a criança passa a se descobrir, a ter noção do próprio “Eu”, da importância de sua existência, das coisas que consegue fazer, que vê ou que ouve.

Podemos então observar que a partir dessa idade cada ser humano começa a ter seu caráter ou identidade formada.

Antes de atingirem a construção da própria identidade, observam seus pais, imitam,querem até mesmo se vestir como os tais, mas logo que o caráter começa a ser moldado tudo passa a ser diferente.
A partir dessa construção de identidade passamos a expor nossos próprios interesses, a alta confiança nos cerca, passamos a nos sentir úteis.
Cada pessoa tem a sua própria identidade, que é diferente da de todos os outros seres humanos, por isso, dizemos que cada pessoa é única e irrepetível, ou seja, possui características próprias que a distinguem de todas as outras pessoas. Podemos também afirmar que o conceito de identidade está fundamentalmente relacionado com a história de vida de cada pessoa, com as características da sua personalidade, os seus sonhos, etc.
Deve ter-se em conta que o processo de construção de identidade é contínuo e só termina quando à morte, pois, nesse momento, deixamos de ser uma pessoa com um projeto de vida e sonhos. Ao longo deste processo podemos deparar-nos com situações que nos superam e termos aquilo a que se chama uma “crise de identidade”.

Mas a pergunta é: Porque pessoas sofrem a crise de identidade?

A crise de identidade deve-se, principalmente, a dois fatores: a exigência social e a insegurança pessoal. Podemos dizer que à exigência social revela grande importância, pois todos nós queremos ter uma profissão digna, respeitada e imprescindível para a sociedade e, sobretudo, bem remunerada pois hoje em dia não nos podemos dar ao luxo de tomar uma decisão baseada apenas no nosso desejo. Por outro lado, coloca-se a questão da insegurança pessoal, pois, apesar de o dinheiro ser extremamente importante, a nossa realização pessoal também o é.

Mais não vivemos uma crise de identidade só humanamente, vivemos também uma crise de identidade Espiritual, pois nossa geração é uma geração mergulhada numa crise de identidade Espiritual.

Ou seja, fica difícil, hoje dizer com certa precisão, quem é verdadeiramente um crente e quem não é.

Quem é crente? Quem não é crente? A gente não sabe dizer? Por quê? Porque a coisa esta tão
misturada que hoje fica difícil dizer com um certo grau de certeza aquele que é ou não crente, coisa que não acontecia a 20 ou 30 anos atrás.
E porque isto esta acontecendo? É simples, porque a igreja perdeu seu referencial, seu parâmetro de identidade
O referencial de identidade que a igreja usava para determinar quem era e quem não era crente, era o estereótipo, ou seja, as características, tais como: Bom pagador, não fofoqueiro, amor mútuo, bom testemunho, vestes decentes e muitas outras características.

Que possamos cumprir o que a bíblia diz: “outra vez vereis diferença entre o ímpio e o crente , entre o que serve a Deus e o que não serve”


A Espera de um Milagre


“Nós não podemos entender as coisas maravilhosas que Ele faz, e os seus milagres não têm fim.” Jó 5:9 ( Tradução na linguagem de hoje )

O Dicionário Aurélio diz que: “Qualquer manifestação da presença ativa de Deus na história humana é milagre”
O nosso Deus é o Deus dos milagres, Ele pode realizar o impossível em nossa vida, na verdade os impossíveis sempre surgem diante de nós como grandes desafio a vencermos pela fé realmente os venceremos.

Por que Deus adia a concretização dos nossos milagres?

Deus muitas vezes adia os nossos milagres para que compreendamos que o Deus das bênçãos é melhor do que as bênçãos de Deus, pois as dificuldades nos aproximam Dele,quando estamos no vale é que realmente olhamos com mais intensidade para as alturas,é na crise que muitos recorrem a Deus, porém não deveria ser essa a nossa atitude, pois a intimidade com Deus é a maior necessidade de nossa vida.

Não aprendemos as maiores lições da vida em dias de festa, mas sim na escola do sofrimento, é quando os recursos se esgotam que conhecemos a providência do Jeová-Jiré. A palavra de Deus nos diz: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz à paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5:3 a 5).

E o tempo?

Deus fa z todas as coisas no seu tempo,a soberania DELE é indiscutível ,pois ELE esta sentado na sala de comando do universo e possui o controle da História em suas mãos.O tempo de Deus não é o nosso,ELE age no seu próprio tempo, muitos querem determinar o que Deus deve fazer,mas a resposta de Deus não vem segundo o nosso tempo,pela pressão de nossa agenda,concerteza ELE tem o tempo certo de agir.

Deus não deixou de agir milagrosamente em nossos dias,o tempo dos milagres não cessou,ELE não encolheu suas mãos , não abdicou do seu poder, concerteza pode tudo,e quando ELE agir ninguem impedirá, os médicos podem dar o diagnóstico final “ não a cura” mas se Deus quizer existe cura, o advogado pode dizer “causa perdida” mas se ELE quizer é causa ganha,enfim Milagre não de descute, pois

MILAGRE É MILAGRE.



Síndrome da Vaca Louca


“Porque, como uma vaca rebelde, se rebelou Israel; agora, o SENHOR os apascentará como a um cordeiro em um lugar espaçoso”. ( Oséias 4:16 )

Anos atraz foi manchete em todo o Brasil, sobre uma doença que etava atacando gados em todo território Nacional,onde foi muito comentado sobre a doença da vaca louca , doença esta que trazia sérias consequencias ao gado os levando a morte.

Quando comecei a estudar sobre este fenômeno, pesquisei como esta doença agia nos inocentes animais,e as consequencias principais desta doença era:

1º Perfuração no Célebro

2º Perca da coordenação Motora

3º Morte.

Um dia quando eu estudava as Sagradas Escrituras me deparei com o Livro de Oséias 4:16, onde Deus comparava Israel como Vaca e Cordeiro, onde inspirado por Deus fiz este estudo denominado Síndrome da Vaca Louca.

Estamos vivendo dias em que Cristãos estão sendo dominado por essa Síndrome, pois a primeira coisa que ela ataca é o célebro.

Caro leitor ninguem peca do dia para a noite, ninguém transgride a lei de Deus de uma hora para outra, toda ação é planejada na mente, satánas infelizmente domina em primeiro a mente para depois executar a ação maléfica.

Quantos personagens bíblicos, vemos que no auge de sua chamada foi tomado por pensamentos, ações terríveis em sua mente e cederam a tentação. Sendo assim vemos que o inimigo de nossa alma ataca primeiro nossa mente, pois ele usa a porta chamada olhos, e coloca diante de cada um de nós pratos que quando olhamos, cobiçamos ,somos dominados de uma tão terrível forma ao ponto da mente ficar cauterizada pelas coisas de Deus.

Mas a Palavra de Deus em 1 Coríntios 2:16 nos diz: “Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”.

Quando temos a mente de Cristo nossos pensamentos estão sempre ligados a s coisas de Deus, o inimigo não consegue dominar , não consegue agir e por mais que venham as tentações somos vitoriosos.

Vemos também que o segundo passo que esta síndrome ataca é na coordenação motora, pois a pessoa perde o controle espiritual de sua vida, creio que você já conheceu alguem assim, são aqueles que não param em Igreja alguma,não estão satisfeito com nenhuma liturgia Cristã, um dia esta nessa Igreja, amanhã já na aquela , só pela misericórdia,perderam totalmente o controle de sua vida espiritual, ninguem presta,todos são errados, critica tudo e todos, infelizmente a síndrome da vaca louca o pegou.

E para finalizar a ultima ação dessa síndrome é a morte,muitos estão brincando de ser Cristão, mas o inimigo de nossa alma não brinca de ser sagaz,maléfico, lembro-me quando era pastor no Sul de Minas Gerais, pude ver um gato com um ratinho na boca, ele brincava com o ratinho o tempo todo, jogava de uma lado para o outro, deixava ele fugir depois pulava encima, brincou uns 20 minutos até que ele cansou da brincadeira e desferiu o golpe fatal no pobre ratinho.

CUIDADO! O inimigo quer tentar a cada um de nós,levarnos a frieza espiritual, fazer que deixemos de lado nossos sonhos e idealizações e venhamos nos entragar as situações terriveis, mas a PODER NO SANGUE DE JESUS, ele quer apenas brincar mas no final desferir o golpe fatal,mas creio que lutaremos contra a Síndrome que tenta nos atingir e seremos mais que vencedor.

“SE DEUS É POR NÓS QUEM SERÁ CONTRA NÓS ”